Anterior [1|2|3] Próximo


Introdução - Partitura ou Tablatura!?

Antes de iniciar o curso propriamente dito, é importante que o aluno obtenha informações básicas sobre partituras, tablaturas (que é como pode-se ler uma música para tocar na gaita) e assim sobre o método adotado pelo Harmonica Steps.

Partitura - O Harmonica Steps irá trabalhar com partituras. Compreendendo-se que o aluno iniciante ainda não saiba ler partitura, iremos oferecer além da partitura, a alternativa da tablatura, por ser um método de fácil entendimento, porém não tão preciso quanto a partitura. Esperamos num futuro breve, estar oferecendo um método que ensine a ler partitura, especialmente concebida para o gaitista ou a gaitista.

Tablatura - Adotaremos o sistema da "tablatura completa". Existem alguns tipos de tablatura que por serem muito simples ou imprecisas, dificultam o entendimento do que é para ser tocado na gaita. Nossa tablatura é a mais completa possível. As "acentuações" que usamos em nossa tablatura, são as mesmas que se usam na partitura tradicional, tais como para o trombone, trumpete, saxofone e clarinete. Portanto, quando o aluno desejar passar para o aprendizado da partitura, não encontrará maiores dificuldades.

Existem três modos de como as partituras e tablaturas se apresentam:

a) Partitura + tablatura. Partitura em cima e tablatura logo abaixo.
b) Somente partitura.
c) Somente tablatura.

No caso (c), a tablatura poderá se apresentar sem as barras e ser dividida em sessões por frases melódicas ou riffs. Abaixo, um exemplo do caso (a) de partitura + tablatura.


CLIQUE NA IMAGEM PARA VÊ-LA AMPLIADA

Na tablatura acima, temos uma música bastante conhecida para aprender. OH! Suzana.

Ouça - Oh! Suzana, tocada pela gaita:

Oh! Suzana

DOWNLOAD DESTE ARQUIVO (MP3) - 518k

Agora é sua vez! - Os números que se encontram dentro da tablatura, correspondem aos números dos orifícios da gaita. Quando o número se apresenta sem sinal nenhum, por exemplo, (4), significa que é para "soprar" no orifício de número 4. Quando um número leva o sinal de menos na frente, por exemplo, (-4), significa que é para puxar o ar para dentro dos pulmões, ou seja, "aspirar" no orifício de número 4.

O que é "Embocadura de bico"? - As melodias na gaita devem ser tocadas num único orifício, um de cada vez. É conhecido como embocadura de bico. Para o gaitista ou a gaitista iniciante, se torna um pouco difícil devido ao fato de ainda não se ter desenvolvido uma musculatura um pouco mais rígida entorno dos lábios. Não tem muita importância quando ao tocar, cometer o erro de soprar em 2 orifícios simultaneamente. Pelo contrário, é desse modo que se vai melhorando a musculatura labial e a técnica de sopro, ao mesmo tempo em que se vai depurando o ouvido musical. Não se desespere se não conseguir de imediato. Também não adianta fazer biquinho para conseguir. É com a prática de tocar e tentando melhorar que se chega lá. Bastam alguns dias de treino para que isso se torne possível.

Conseguiu tocar Oh! Suzana? Ótimo!

Vamos agora aprender a nossa primeira música no sistema "Play-Along". Mas antes, saiba o motivo porque escolhemos que a nossa primeira música fosse um "Gospel-Blues".

Gaita - um presente da liberdade

Se existe um gênero musical Norte Americano que tem tradição, esse gênero é o Blues. Suas raízes se estendem ao tempo da escravidão. Na verdade retrocedem ainda mais. Remontam à África. Quando no século XVII os escravos foram proibidos de exercerem a sua religiosidade, aos moldes de como era exercido na África, teve início a primeira manifestação musical genuinamente americana. Os "Spirituals". Enquanto isso, durante 2 séculos, até a guerra civil americana na segunda metade do século XIX, as formas musicais que deram origem ao Blues permaneciam isoladas na lavoura pelos escravos negros. O movimento de libertação dos escravos eclode na "Guerra da Secessão". O Norte do país já industrializado deu liberdade aos escravos, enquanto que o Sul não abria mão por dependerem excessivamente da mão de obra agrícola do negro. Houve a guerra.... o Norte venceu. Os escravos se tornaram livres.

É sabido que muito dos escravos negros principalmente do Sul, foram recrutados para a guerra. Também é fato que muitos dos soldados do Norte portavam a sua "harmonica". Não se tem notícia dos negros do Sul tocarem gaita antes da guerra ou especificamente "gaita blues". Sabe-se somente que o estilo gaita-blues nasce no Sul, no Mississipi após a guerra. Especula-se que ao término da guerra quando se deu o encontro dos irmãos do Norte com os irmãos do Sul, agora livres, muitos dos negros do Sul voltaram para casa com um presente: uma harmonica.

Gospel-Blues

O Harmonica Steps em homenagem à liberdade mundial, presta um tributo oferecendo a música "Oh! Lord" não só aos negros escravos das Américas, mas também aos índios e a toda forma de opressão e exploração do ser humano. Trata-se de um "Gospel-Blues" que foi composto tendo como inspiração o seguinte pano de fundo:

Ao findar-se a guerra, soldados negros do Sul caminham de volta para o lar, sendo que em algum momento da caminhada , um deles começa a tocar seu "presente" enquanto que um outro pede proteção divina na dura caminhada entoando um "Spiritual". A melodia da gaita se torna uma só com o Spiritual e muitos soldados cantam juntos - Oh!, Oh! Lord - I'm Coming Home - Oh! Lord - Please Guid Me Thru The Way - I'm Coming Home ( Oh! Senhor , estou voltando para o lar - Oh! Senhor guie-me através do caminho - estou voltando para o lar )

Anterior [1|2|3] Próximo